segunda-feira, 3 de dezembro de 2007


Não existe nenhuma razão para discriminar as pessoas portadoras do VIH

A SIDA (Síndroma da Imunodeficiência Adquirida) é o resultado da entrada no organismo do VIH (vírus da Imunodeficiência Humana), que vai destruindo o sistema imunitário, ou seja, a capacidade do organismo humano se defender, levando à morte.

O sistema imunitário deixa de conseguir combater cancros e infecções que, normalmente, não seriam uma ameaça para uma pessoa não infectada pelo VIH.

É possível estar-se infectado e não apresentar qualquer sintoma da doença, contudo, desde a primeira fase da infecção (promo-infecção) as pessoas portadoras do VIH podem infectar os seus parceiros sexuais.

Quanto mais cedo se souber da existência da infecção, mehhor se poderá decidir quando começar a terapêutica anti-retrovírica que permite o aumento da esperança e da qualidade de vida.

É importante nunca esquecer que estes medicamentos não curam, apenas prolongam a vida das pessoas infectadas, tendo com frequência efeitos secundários desagradáveis.

COMO SE TRANSMITE

Através de relações sexuais (vaginais, anais e orais) não protegidas (sem preservativo);

Através da partilha de material para injecção de drogas (seringas, agulhas, algodões, caldos), de instrumentos cortantes (lâminas de barbear) e de perfuração da pele (piercings e tatuagens);

Da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento.

COMO NÃO SE TRANSMITE O VIH

Por partilhar pratos, talheres, copos ou roupas;

Por abraçar, beijar ou acariciar;
por partilhar casas de banho;

Por frequentar piscinas e balneários;

Através da picada de insectos;

Na relação do dia-a-dia com pessoas infectadas, seja no local de trabalho, em casa, na escola, nos transportes colectivos ou nos serviços de saúde.

COMO EVITAR A INFECÇÃO PELO VIH

Usar preservativo nas relações sexuais;

Não partilhar material usado na injecção de drogas

Não partilhar instrumentos cortantes como lâminas de barbear.

O VIH NÃO SE TRANSMITE POR CONTACTOS LABORAIS.

Não se transmite por trabalhar junto de uma pessoa infectada;

Não se transmite por partilhar equipamentos como computadores, ferramentas, máquinas, telefones, canetas ou outros utensílios laborais com pessoas infectadas;
Não se transmite por partilhar refeitórios com pessoas infectadas;

Não se transmite por partilhar o mesmo mobiliário (cadeiras, secretárias) com uma pessoa infectada.

O trabalhador infectado com VIH não é obrigado a divulgar, no local de trabalho, o seu estado de saúde, salvo as condições excepcionalmente previstas no Código de Trabalho.

O estado de saúde de cada trabalhador deve ser apenas do conhecimento dos profissionais da medicina do trabalho devendo os dados estar apenas ao alcance destes e sujeitos à lei do sigilo profissional.

A realização de testes para a detecção de anti-corpos para o VIH (“teste da Sida”) só se pode fazer com o consentimento prévio e esclarecido das pessoas a serem testadas.

Sem comentários: