terça-feira, 30 de junho de 2009

O Projecto de Educação para a Saúde (PES) da ESAG – 2008/2009

O Projecto de Educação para a Saúde (PES) da nossa Escola, já no seu segundo ano de existência, continua a pretender estimular o equilíbrio e bem estar na relação com o próprio corpo, muito importante sobretudo na faixa etária dos jovens adolescentes das nossas Escolas, promovendo em simultâneo a educação alimentar, a actividade física regular e fomentando os hábitos de vida mais saudáveis como atitude preventiva face à doença e promotora do bem-estar e da saúde. Mantemos como essencial a promoção da saúde sexual e reprodutiva, informando / formando, particularmente os jovens alunos, para que possam vivenciar uma sexualidade positiva, plena e responsável, prevenindo os comportamentos de risco, de modo que as situações de gravidez não desejada e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) possam ser efectivamente minimizadas. Do mesmo modo, colaboramos no esclarecimento e na prevenção de outros comportamentos de risco, no que se refere ao consumo de substâncias como o tabaco, o álcool e outras substâncias psicoactivas (lícitas ou ilícitas). Finalmente, procuramos ainda contribuir para o desenvolvimento das competências individuais, ao nível da tomada de decisões e da recusa de comportamentos não desejados ou que violem a dignidade e os direitos da pessoa humana.
Assim, durante o primeiro período, dinamizámos alguns dias temáticos:
1. Em 16 de Outubro – o dia mundial da alimentação –, com um conjunto de iniciativas: apresentação de um powerpoint ao longo do dia no bar e de um cartaz informativo com a roda dos alimentos ilustrada com produtos naturais no refeitório; disponibilização de ementas e alimentos mais saudáveis ao longo da semana no refeitório e bar; pequenos jogos e concursos e a medição do IMC ao longo do dia na sala de exposições; realização de um convívio ajantarado constituído essencialmente por sopa e saladas para o qual foram convidados os encarregados de educação e professores das turmas de 7º Ano.
2. Em 17 de Novembro – comemoração do dia mundial do não fumador – com a apresentação de um powerpoint temático ao longo do dia no bar – expondo os múltiplos malefícios do consumo do tabaco – e a projecção, no anfiteatro da escola, ao longo da semana, de pequenos filmes didácticos alusivos ao tema seguidos de um curto debate, para todas as turmas dos 8º e 10º anos. Durante a semana, também esteve exposta no centro do polivalente uma “instalação” – em forma de cigarros amachucados e enquadrada por um slogan –, resultado de um trabalhado precioso de criatividade e empenhada colaboração, da responsabilidade do professor António Pinto e da sua turma do 10º A.
3. Em 4 de Dezembro – comemoração do dia mundial da luta contra a SIDA (1 de Dezembro, feriado nacional) – com um conjunto de iniciativas: apresentação de um powerpoint temático ao longo do dia no bar; exposição de cartazes informativos, de alerta e sensibilização, dependurados no átrio do polivalente, alusivos ao tema, sendo um deles uma “História de Vida” que se reproduz em anexo no final desta notícia; realização de um concurso de perguntas sobre o VIH/SIDA ao longo do dia no polivalente; efectivação de duas largadas simbólicas de balões no campo de jogos exterior da escola; dinamização, a partir do dia 1 de Dezembro, de uma corrente de SMS de alerta e prevenção relativamente a esta problemática.
Salientamos que, ao longo do mês de Janeiro, a equipa esteve especialmente implicada na dinamização de um conjunto de sessões de educação sexual / para a sexualidade destinadas aos alunos de 10º ano (uma por turma).
Participaram nestas dez sessões cerca de 240 alunos, que as avaliaram, nos seus diversos itens, de uma forma bastante favorável, e onde tivemos, pela primeira vez a colaborar com a equipa do Projecto, um grupo de estagiárias do 4º Ano do Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, grupo esse que também passou a assegurar praticamente todas as terças-feiras (a partir de meados de Janeiro) o Gabinete de Enfermagem, a funcionar na sala anexa ao Gabinete de Psicologia, ao qual qualquer aluno ou outro elemento da comunidade escolar pode recorrer, por sua decisão e sem formalidades, em condições de privacidade e confidencialidade – conforme na altura foi devidamente divulgado.
No dia 4 de Fevereiro, nas comemorações do dia do nosso patrono, lá organizamos a segunda edição do nosso “Peddy-Paper” com a participação de sete equipas (de seis elementos cada uma) no Peddy-Paper da manhã, de Nível 1, destinado a turmas dos sétimo e oitavo anos e de oito equipas no da tarde, de Nível 2, no qual se podiam inscrever turmas dos nono e décimo anos. Os primeiros lugares foram conquistados pela equipa “All Starsinhos”, vencedora do nível 1 e constituída pelos alunos Miriam Viene, Sofia Medeiros, Erica Pereira, Lígia Constante, Paulo Wilson e Diogo Granja, do 8º D, e pela equipa “Os Cabeças”, vitoriosa no nível 2 e formada pelos alunos Mariana, Sara Dias, Bruno Tulha, André, Mário e Pedro, do 10º C.
Em 14 de Fevereiro – dia dos namorados, colaboramos dinamizando uma banca de perguntas visando a promoção de comportamentos saudáveis e a consequente prevenção da doença, onde oferecíamos, entre outras coisas, pequenos e coloridos desdobráveis com pensamentos centrados particularmente no amor e na amizade.

O terceiro período escolar foi movimentadíssimo, com a nossa equipa (e um outro grupo de estagiárias do 4º Ano de Enfermagem) a dinamizar, de 20 a 23 de Abril, cinco sessões de educação sexual / para a sexualidade destinadas às turmas de 8º ano e dedicadas quase exclusivamente à temática da contracepção e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs.), uma vez que tinham a duração de apenas 90 minutos, decorrendo no bloco lectivo da Área de Projecto. Apesar das limitações reconhecidamente impostas por este condicionalismo temporal, a avaliação que os alunos fizeram das mesmas foi novamente bastante favorável nos seus vários itens, o que evidencia a pertinência da abordagem competente destes temas junto dos alunos.
De 20 a 24 de Abril decorreu também a Semana da Saúde, com um programa variado de:
- Palestras, a maioria delas orientadas por professoras e alunos dos vários cursos da ESTSP e da CESPU: “Actuação em Crise de Epilepsia”, “Cuidados a ter com os Pés; Patologias mais Frequentes”, “Voz”, “Alergias em Casa” e “Musculação, Exercício e Nutrição”, às quais assistiram diversas turmas de décimo e décimo primeiro anos, previamente convidadas através dos respectivos professores;
- Rastreios vários: Colesterol, Glicemia, Tensão Arterial e Osteoporose – essencialmente procurados por professores e outros funcionários da escola –, Medicina Dentária (para o qual foram convidados os alunos das turmas do 7º A e 7º B e do 9º B e 9º E), da responsabilidade da Universidade Fernando Pessoa, e Patologias do Pé, da responsabilidade do Curso de Podologia da CESPU, frequentado por todos os sectores da comunidade escolar;
- Uma aula desportiva, que decorreu no ginásio, iniciativa, entre outras, da Associação de Estudantes;
- Vários materiais projectados no bar – Higiene Oral, Viver Melhor, Sexualidade ao Longo da Vida, da responsabilidade da AE e do PES.
De 18 a 21 de Maio também dinamizámos, novamente com a colaboração da equipa de estagiárias de enfermagem, uma sessão prática de noventa minutos para cada uma das turmas de 7º ano (integradas no bloco lectivo da Área de Projecto ou, excepcionalmente na turma E, de Estudo Acompanhado), dedicadas ao tema cada vez mais premente da Alimentação Saudável, nas quais as turmas eram divididas em quatro grupos de trabalho: Pequeno-almoço, Sopa, Frutas e Saladas e “Fast-Food”.
Por proposta de uma colega da nossa equipa, aproveitamos ainda uma destas sessões para, com a colaboração de um grupo de dez alunos da turma B de décimo ano, previamente preparados por essa mesma colega que é sua professora, realizar um conjunto de filmagens que, devidamente seleccionadas e montadas, vamos utilizar para participar num concurso internacional, este ano a decorrer em Itália, designado “FOOD 4 U”. A ver vamos, quanto aos resultados do mesmo.
Neste momento do “campeonato”, a equipa do PES aproveita esta oportunidade para desejar umas Boas Férias (Grandes) a toda a comunidade escolar, óptimos exames para todos aqueles que vão estar nessa “guerra”, que a crise não nos martirize muito e, mais uma vez e acima de tudo, “HAJA SAÚDE”, cumprindo nós responsavelmente a nossa parte neste louvável desejo.

O Coordenador do PES, Prof. Fernando Rebelo

“HISTÓRIA DE VIDA” (em anexo):

Era Verão e as férias tinham começado há uma semana. Este ano ia ser diferente. Tinha feito 17 anos há poucos dias e finalmente ia poder sair à noite com os meus amigos.
O Paulo era mesmo muito giro… tinha 19 anos, olhos verdes… Sei lá porquê, foi a mim que escolheu e eu ia morrendo derretida quando ele me perguntou ao ouvido: “ Queres namorar comigo”?...
Não era só uma paixão de Verão…
Ao fim de 4 meses de namoro já tínhamos avançado tanto que resolvi tomar a pílula. Claro que sabíamos que não podíamos ter um bebé! …
(…)
Comecei a sentir-me estranha: tinha náuseas, um pouco de febre, estava sempre indisposta…. O Paulo telefonou. Tínhamos que falar, ele tinha feito as pazes com a ex-namorada…. O Verão acabou, definitivamente. E não houve Outono. A transição foi de 40 graus à sombra aí para uns dez negativos…

Pensava que todo este desconforto físico que sentia tinha a ver com a devastação emocional provocada pela perda. As minhas amigas diziam-me que já não se morre de amor. Não é verdade. Tenho 32 anos e estou a morrer. De SIDA ou de amor, agora já tanto faz…

Sem comentários: