terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Peddy-paper


A definição de saúde proposta pela OMS remete para conceitos algo genéricos ou abstractos e capazes de promover alguma discussão. A Organização Mundial de Saúde define saúde como um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade. Conceitos como ”estado completo” e “bem-estar” carecem de alguma interpretação, o que remete o sentido desses conceitos para a personalidade de cada sujeito e para o sistema de crenças e valores dentro dos quais é vivida a experiência subjectiva de “bem-estar”. Circunstâncias específicas de dito bem-estar de alguns podem ser justamente consideradas por outros como situações de profundo “mal-estar” ou de degradação.
Deixando de lado esta discussão, da qual se faz esta referência apenas para dar nota de alguma indeterminação desta definição, o que importa é realçar o facto de que a saúde se define numa perspectiva positiva, já que não se define pela ausência de doença ou enfermidade, mas pela referência a uma ideia de integração equilibrada do sujeito no seu meio. Educar para a saúde implica pois a promoção de iniciativas que realcem a necessidade de integração consciente, informada e participada do jovem no seu meio, de modo a garantir-lhe uma relação positiva com o seu próprio corpo, com os outros e com o meio. Em síntese, «em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental.»* É dentro deste referencial que se enquadram iniciativas como o Peddy-paper, oportunidade lúdica para partilha de saberes sobre o corpo, a saúde e o ambiente, para , de um modo dinâmico e interactivo, promover a ideia de saúde como resultante de uma implicação transversal de saberes diversos, visando dotar o adolescente de informação necessária à tomada de decisão responsável que se impõe no seu quotidiano.

Por isso, não interessa tanto quem ganhou, mas a certeza de que desta prova resultaram momentos de distracção, de convívio, de partilha e discussão de informações que podem alimentar a ideia de um bem-estar que se constrói concretamente com a participação responsável de todos e de cada um, respeitando valores fundamentais sobre o corpo, o meio socal e o meio ambiente.


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